Pesquise no Portal do Governo da Reconstrução

OBRA EM PARCERIA COM O GOVERNO MUNICIPAL É LEMBRADA POR SECRETÁRIO DE ESTADO

O secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, e o deputado estadual Chico Gomes (DEM), vistoriaram, durante o fim de semana, as obras de restauração da MA-014, a cargo do Governo do Estado. A Sinfra está promovendo na rodovia a recuperação de 50 quilômetros entre Vitória do Mearim e Viana, e, a partir do povoado Santeiro, por mais 50 quilômetros, está sendo providenciada a reconstrução completa da via.
Recuperação de 50 quilômetros entre Vitória do Mearim e Viana

No trecho final, que vai até o povoado Três Marias, em Pinheiro, haverá recuperação do pavimento também, totalizando aproximadamente 153 quilômetros de estrada totalmente nova.

Segundo Max Barros, a reconstrução da estrada no trecho do povoado Santeiro, em Viana, fez-se necessária devido à forte ação das águas dos campos da Baixada Maranhense, que ficam alagados no período chuvoso. Para evitar que o pavimento sofra com a ação da alta umidade, o secretário explicou que a Sinfra contratou a recomposição da base da estrada com uma técnica chamada solo-cimento”.

“Nesse trecho, são usados cerca de três mil sacos de cimento a cada quilômetro, garantindo mais firmeza à base e impermeabilizando ao mesmo tempo. Isso deve garantir que o asfalto não ‘estoure’ mais no período chuvoso, como é comum por aqui. Isso elevou um pouco o custo da obra, mas era uma determinação da governadora Roseana Sarney que conseguíssemos uma solução definitiva para os problemas enfrentados pelos motoristas nesta rodovia”, apontou.

O secretário avaliou, ainda, que a obra segue em ritmo acelerado.“Acompanhamos semanalmente a evolução da obra e o que podemos garantir é que ela está em bom ritmo e deve ser entregue dentro do prazo contratual”, completou.

Cobrança – O deputado Chico Gomes lembrou quem por muitas vezes, cobrou da tribuna da Assembleia Legislativa, a recuperação da estrada. Ele ressaltou, ainda, que a estrada havia sido refeita em 2008, mas o serviço não durou.

“As cobranças que fazíamos para que houvesse uma nova recuperação dessa estrada eram quase diárias, porque o serviço realizado aqui em 2008 não foi bem feito. Agora, percebemos a qualidade do serviço e, como explicou o secretario Max Barros, essa nova tecnologia que está sendo usada garantirá mais durabilidade ao pavimento”, frisou.

Além de vistoriar a obra de recuperação da MA-014, o secretário Max Barros lembrou que estão em andamento na região, também sob responsabilidade da Sinfra, as obras de restauração de 25 quilômetros da MA-216, que dá acesso ao município de Penalva, e de recuperação da MA-314, trecho de 15 quilômetros que dá acesso ao município de São João Batista.

No total, o governo estadual investirá aproximadamente R$ 31 milhões nessas três estradas. Somente na MA-014 serão investidos R$ 25 milhões. Fonte: Secom- Governo do Maranhão.

Comentários